Literatura Fantástica nas ondas do rádio




domingo, 11 de dezembro de 2011

O Retorno de Lucila, a Vampira


O livro Amores Perigosos de Martha Argel, tem uma narrativa que já virou sua marca, misturar o sobrenatural a uma história do gênero suspense, com doses moderadas de terror, romance e sensualidade. Colocando criaturas fantásticas pelas ruas de cidades, como se fossem simples mortais... "Se fossem", mas não são. Por isso eventualmente algum desafortunado acaba por trombar de frente com algum desses seres e ai é correr ou morrer.

Na nova história vampiresca da autora, sua protagonista favorita, Clara, volta a São Paulo após uma fuga... Digo, viagem e tenta levar a vida como se acontecimentos de um passado recente, não tivessem ocorrido. Infelizmente para Clara o "acontecimento" logo a acha. Isso porque, mesmo não querendo se meter em confusão, Clara não consegue ignorar o mundo novo a sua volta. Um mundo onde nas sombras ela pode encontrar mais que criminosos mortais em busca de dinheiro, agora a humana sabe que a espreita na escuridão há assassinos sedentos em busca de sangue quente. Ou seja, não demora para Clara voltar a ver Lucila, a vampira.

Clara quer esquecer tudo que ocorreu nos meses passados e isso significava ignorar a existência da amiga vampira, por isso a evitava. Só que uma brincadeira do destino as reuni novamente, ou melhor, uma imprudência da humana, que definitivamente é um ímã de vampiros.

Para evitar que a amiga acabe morta, Lucila manda Clara ficar com um velho amigo da Itália e é naquele país tão sedutor, banhado pelo Mar Mediterrâneo, que o que podia ser uma solução, vira um problema de proporções que nem a vampira podia prever. Em um ritmo gostoso e envolvente, o leitor é envolvido pela história e as criaturas da noite de Martha Argel, tanto quanto Clara, que o difícil é conseguir parar de ler Amores Perigosos antes de alcançar a página final... Até porque fatos do passado de Lucila serão revelados, para alegria dos fãs da vampira.

Com 355 páginas, Amores Perigosos é uma bela publicação da editora Llyr, que a pedido da autora tem uma capa muito especial. O livro segue a linha da primeira aventura de Clara e Lucila e não deixa de ser uma sequência, mas não há problema algum em ler antes do Relações de Sangue.

Martha Argel é escritora e bióloga. Engajada nas causas ecológica, é apaixonada pelo mundo sobrenatural, tanto quanto pelo nosso planeta. Seu livro O Vampiro da Mata Atlântica é a soma de suas duas paixões e difere dos outros, pois além de contar uma ótima história de vampiros, ensina um pouco sobre nossas matas. Inclusive foi adotado em algumas escolas em suas listas de leitura. Além disso, a autora reverteu parte dos direitos do livro, para ajudar a organização não-governamental WCS Brasil (Wildlife Conservation Society), a iniciar a implantação de um projeto de conservação de primatas na Mata Atlântica do sudeste do Brasil. (Saiba mais no blog da autora, clicando AQUI.)

O livro Relações de Sangue foi seu primeiro romance vampiresco e é nele que o leitor saberá o que tanto Clara se esforça para esquecer (em Amores Perigosos). Publicado em 2002, foi relançado em 2010 pela Giz Editorial.

A autora também participa de várias antologias e coletânea de contos, entre elas destaque para uma da mesma editora do Relações de Sangue, a antologia Amor Vampiro, com o conto A Flor do Mal, que mistura o tema vampiresco a um ambiente extremamente sensual.

Amores Perigosos foi lançado na Bienal do Livro RJ 2011 e não faltou fãs, felizes após 9 anos de espera pela publicação, e brincadeiras, quanto a capa. Só que a história do livro foi escrita muito antes dos vampiros começarem a frequentar colégio, numa época que viravam pó a luz do sol.

Para saber maiores informações sobre o livro, visite a página de Amores Perigosos no blog da Llyr Editorial.

Blog Oficial da autora Martha Argel:
http://vampirapaulistana.blogspot.com

Twitter da autora:
@MarthaArgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário