Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Templo para bonecas

No cinema não é novidade histórias de bonecas do mal, possuídas por algum espírito maligno ou demônio, especialmente em filmes de terror, como o boneco Chucky da série cinematográfica 'Brinquedo Assassino'. Ou aqueles bonecos de ventríloquo horripilantes que em filmes ou séries de TV de conteúdo sobrenatural, sempre estão prontos para assustar os mocinhos e mocinhas das histórias. Porém há quem ache que tais histórias não são tão absurdas.


No filme 'Invocação do Mal', que estreia na próxima sexta-feira 13 de setembro, uma boneca assustadora fez muita gente se arrepiar, não só no cinema, mas pelo fato do roteiro do filme ser baseado em fatos reais.

O que muita gente não sabe, é que no Japão as lendas sobre bonecas assombradas são levadas muito a sério.

Awashima Jinja é um santuário para as mulheres e é famosa pela sua enorme coleção de bonecas. Isso porque há superstições japonesas sobre as bonecas, bonecos e até mesmo estátuas, que são de tirar o sono de qualquer um.

Boa parte dos japoneses acham que bonecas são objetos misteriosos e também assustadores, assim como similares. No Japão há uma crença sobre elas terem alma ou o poder de influenciar as vidas humanas. Por conta de tal superstição, existe pelo país vários santuários e celebrações, onde as pessoas dispõem de suas bonecas antigas. Já que para a maioria dos japoneses jogá-las fora, faz com que suas almas voltem para assombrá-los, como se o brinquedo ou estátua descartado no lixo fosse capas de ganhar vida.

Por isso não é surpresa que Awashima Jinja possua uma enorme coleção não somente de bonecas das mais variadas, mas também de esculturas, estátuas e estatuetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário