Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sábado, 2 de novembro de 2013

#EverybodyLoveZombies - Febre zumbi infecta todo o mundo


Depois da vampiromania são os zumbis que viraram febre pelo mundo e com morto-vivo para todos os gostos. Dos sobrenaturais aos que são resultado de infecção biológica, dos mais podre... Literalmente falando, até uma versão mais... Quente. (Leia a crítica do filme com o zumbi de "sangue quente" clicando AQUI.)

O fato é que o mundo está sendo "infectado" pelo "charme" totalmente nojento dos zumbis, que nem o Brad Pitt resistiu e até começou uma 'Guerra Mundial Z' por eles!

Com tantas datas de Apocalipse frustadas, desde 1999 que o número de filmes, séries e até livros sobre uma das lendas favoritas da turma que acha que algum dia o mundo tem que acabar, a dos mortos caminhando, virou febre.

Quem curte o glamour dos vampiros prefere continuar a busca da mais nova produção vampiresca, mas o fato é que desde 1999 que cada vez mais os frustados com o Apocalipse que nunca chega, tem a opção de ver os mortos caminhando pela Terra. Seja no cinema ou TV, como até ao vivo, graças a criação da Zombie Walk.

Se reparar a febre zumbi pegou muita gente ao redor do planeta e a cada ano, além de produções baseadas em histórias de zumbis, as Zombie Walks pelo mundo ficam maiores e mais numerosas, tomando atualmente até as cidades pequenas, junto com as grandes capitais mundiais onde as primeiras foram realizadas.

Talvez seja uma boa ideia chamar os Agentes do Além da R.I.P.D. para começar a mandar os mortos de volta para a sepultura, ou se deixar levar pela febre zumbi e curtir um bom e nojento filme de zumbi, deixando os mortos-vivos mais gatos - os vampiros - tirarem umas férias. (Leia a crítica do filme dos Agentes do Além clicando AQUI.)

Então aproveitando as últimas horas do 'Día de Muertos', vamos as dicas de filmes com zumbis.

O problema atualmente em se listar filmes de zumbis, é que de seres sobrenaturais apocalípticos, eles se tornaram o resultado de experiências mal sucedidas ou ataque de vírus... Mas como no fim das contas, gente voltando dos mortos e caminhando pela Terra é a ideia mais sobrenatural e absurda já pensada, continuo a ignorar essa parte mais ficção científica das histórias, pois os filmes mais legais que já vi falam de vírus e precisam entrar na lista.

Lista dos 13+ Zombie Movies, dos hollywoodianos aos trash com muito orgulho:

1-28 Weeks Later (2007) - Traduzindo chama-se "28 Semanas Depois", mas no Brasil manteve o nome do primeiro filme e foi chamado de 'Extermínio 2', uma sequência que mostra o que aconteceu na Grã-Bretanha após a quarentena imposta por militares americanos que se tornaram os responsável pela ilha e os sobreviventes britânicos a uma versão mais potente e fatal do vírus raiva. Com maior recurso financeiro, mesmo sem a mesma direção do primeiro filme, a sequência mantém o estilo da história original, tanto em relação a fotografia como quanto aos zumbis tipo maratonistas raivosos, com seus sinistros olhos vermelhos e sangue correndo pelo rosto de expressão maníaca homicida.

2-28 Days Later (2002) - Traduzindo chama-se "28 Dias Depois", mas no Brasil ficou conhecido por 'Extermínio' e é um filme de zumbi inovador, onde toda a ilha Britânica é contaminada por um vírus da raiva modificado que acaba com a humanidade de qualquer um, deixando a mercê do instinto mais básico, a fome, e por isso fazem qualquer coisa para saciá-la. Zumbis tipo maratonistas e por terem sidos contaminados pela raiva, não chegam a ser podres, possuem olhos vermelhos da hemorragia que o vírus causa; a qual também é comprovada por sangue escorrendo pela boca e orelhas que graças a maravilhosa fotografia, é um dos mais assustadores filmes do gênero.

3-The Evil Dead: A Morte do Demônio (1981) - Filme que os mortos começam a voltar a "vida" por causa de um estranho livro, com fama de amaldiçoado, encontrado por um inocente grupo de amigos que só queria um fim de semana no campo bem sossegado. Zumbis tipo demoníacos (não tão lerdos e capazes de puxam o pé de quem der bobeira), trash de alto nível que pode até ganhar nome próprio Thash Nível Evil Dead de Sam Raimi, mas com um boa fotografia que o torna um filme razoavelmente assustador.

4-Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002) - É um filme baseado na franquia de games do Japão de enorme sucesso, 'Biohazard', que conta a história da misteriosa Umbrella Corporation que tem a proposta de desenvolver produtos para prolongar a vida, prometendo a imortalidade, que vira um pesadelo mundial desenvolvendo um vírus que não só mata as pessoas, mas que faz cumprir a propaganda da Umbrella quanto a alcançar a imortalidade, mas não do jeito que pensavam. Primeiro filme de um série cinematográfica, com zumbis tipo lerdos e podres, mas com maquiagem e fotografia nível Hollywood, que torna esse filme de zumbi um dos poucos sinistro graças aos recursos digitais aplicados.

5-Guerra Mundial Z (2013) - Baseado no livro 'World War Z: An Oral History of the Zombie War' de Max Brooks (que deu continuidade a história do livro 'World War Z - The Zombie Survival Guide' do mesmo autor), pega todos os relatos e referências do livro para narrar uma história original para o cinema, com foco na família do personagem interpretado por Brad Pitt. Com recurso financeiro de nível hollywoodiano cria digitalmente zumbis maratonistas que assustariam os colega zumbis maratonistas britânicos, ao misturar o "charme" dos lerdos e clássicos zumbis podres, a tecnologia de efeitos digitais, para criar um mundo de apocalipse zumbi nunca visto.

6-R.I.P.D. - Agentes do Além (2013) - É baseado nos quadrinhos R.I.P.D. (Rest In Peace Departament) de Peter M. Lenkov e conta a história do policial Nick Walker, interpretado por Ryan Reynolds, que após sua morte é "convidado" a prestar serviço na policia do outro mundo, tendo que voltar a Terra como um morto-vivo, para prender falecidos que fogem da lei divida usando "avatares" (corpos imortais, mas com aparência de outras pessoas), assim como o próprio policial, já que seu corpo está devidamente enterrado e ele também tem que se ocultar em meio aos vivos. Zumbis do tipo morto-vivo que não parece que está morto até os mais horrentos, com tecnologia de Hollywood de efeitos digitais.

7-Meu Namorado é um Zumbi (2013) - Baseado no livro 'Warm Bodies' (em português 'Sangue Quente') de Isaac Marion, conta a história do zumbi R, chamado assim por Julie por ele não lembrar de seu nome, ou qualquer de suas memórias de vivo, mas o qual começa a desenvolver sentimento pela humana (Julie) que ele decide proteger dos companheiro Mortos de ser devorada; isso após ele ter comido o cérebro do namorado da garota. Zumbis tipo lerdo, mas não muito podre, alguns até "fofos", mas com um boa fotografia que tem apenas a função de deixar o ambiente da histórias sinistros e não os "zumbis politicamente incorretos" da história.

8-Madrugada dos Mortos (2004) - A história se passa praticamente dentro de um shopping, onde a referência ao clássico do gênero 'A Noite dos Mortos-Vivos' é bem clara, já que a trama foca as pessoas e até onde irão para sobreviver em meio a uma situação apocalíptica como ataque de zumbis a uma cidade. Zumbis tipo lerdos e podres, nenhum do tipo esperto, mas que juntos fazem um bom estrago, trash de alto nível, mas com uma fotografia razoável que até dá para assustar.

9-ZMD: Zombies of Mass Destruction (2009) - Um filme de zumbis que mescla o "politicamente incorretos" com histórias envolvendo zumbis das clássicas, mas com alta dose de crítica politica e social, onde as regras básicas dos clássicos zombie movies são quebradas de forma criativa que faz desse um trash com muito orgulho, que vale a pena ver para saber o que acontecerá aos moradores de uma típica cidadezinha americana em meio a um ataque de zumbis, presos na ilha sem poder correr para o continente. Zumbis nível Thash Nível Evil Dead de Sam Raimi. (Não preciso dizer mais nada, preciso?)

10-Terra dos Mortos (2005) - Filme que também segue a ideia de "zumbis politicamente incorretos" ao tentar dar personalidade e inteligência aos mortos-vivos que começam a fazer escolhas, ao decidirem que seriam liderados por um deles, para alcançar um objetivo em comum, a principal cidade humana, que é fortificada de um lado e tem um rio que impede os mortos-vivos de se aproximar pelo outro. Zumbis politicamente incorretos, mas que mantém o visual podre dos filmes do gênero, sendo um trash de nível médio.

11-Zumbilândia (2009) - Um típico e sanguinário filme de zumbi, onde o objetivo é basicamente matar todos os zumbis que puder e continuar correndo, com uma boa dose de humor negro. Zumbis tipo lerdos e podres, nenhum do tipo esperto, mas que juntos fazem estrago, trash de alto nível, mas não chega a alcançar o Thash Nível Evil Dead de Sam Raimi.

12-Cemitério Maldito (1989) – Baseado no livro 'Pet Sematary' de Stephen King, é um dos mais sinistros filmes com zumbis produzidos, em parte por contar a trágica história de uma família que tem seu filho pequeno atropelado por um caminhão e com a dor da perda tudo é válido se seus atos trouxerem o menino de volta, não importa como. Zumbis politicamente incorretos estilo Stephen King, mas que mantém o visual podre dos filmes do gênero, sendo um trash de nível médio, levando em conta a tecnologia da época e com um dos zumbis mais incríveis já criado, o gato zumbi.

13-A Noite dos Mortos-Vivos (1990) - É um remake do filme original de 1968, onde o roteiro se passa todo em um casa no meio do nada, isolada e cercada de zumbis que obrigam os humanos confinados no lugar a irem até as últimas consequência para sobreviver. Zumbi tipo lerdo e não muito podre, mas com um boa fotografia que apostou na pouca iluminação, tornando seus zumbis razoavelmente sinistros.

(Foto: Elenco de 'The Walking Dead')

NOTA: Para os apaixonados declarados por histórias de zumbis, que curtem séries de TV, recomendo The Walking Dead, que depois de ver os filmes listados, verão o quanto o roteiro da série é ainda melhor, já que está repleto de referência bem legais. Série que inclusive já foi renovada para uma nova temporada.

Leia+: Filmes Sobrenaturais (zumbis, vampiros, lobisomens...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário