Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 30 de maio de 2017

O Médico e o Monstro - O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde


O livro 'O Médico e o Monstro' (Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde) do autor Robert Louis Stevenson, como o livro  'O Estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde' é mais conhecido no Brasil, já teve as mais diferentes adaptações e versões inspiradas na história. Da adaptação cinematográfica de 1920, ainda na época do cinema mudo, ao filme estrelado por John Barrymore, avô da atriz Drew Barrymore. Também ganhou adaptações que foram premiadas, como a produção de 1931, que foi dirigida por Rouben Mamoulian, com roteiro de Samuel Hoffenstein e Percy Heath, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na premiação do ano seguinte a sua estreia no cinema (1932). 'O Médico e o Monstro' de 1931 também deu ao ator Fredric March o prêmio de melhor interpretação de Dr. Jekyll/Sr. Hyde.

Desde então diversas adaptações foram feitas, não só para o cinema, como para TV e até quadrinhos. Sem contar os filmes inspirados na história, como um dos clássicos da comédia, com Jerry Lewis, 'O Professor Aloprado' (The Nutty Professor). Além do personagem Marvel, Bruce Banner/Hulk, idealizado por Stan Lee, ter sido inspirando na ideia base de Dr. Jekyll/Sr. Hyde. Um personagem icônico da literatura e do audiovisual, o qual volta a ficar em evidência no próximo mês, ao ganhar destaque na produção 'A Múmia'. Isso porque o filme retoma o antigo legado dos Monstros Universal, reunindo vários em uma única produção, o #DarkUniverse.

Quanto a trama do livro 'O Médico e o Monstro - O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde', de 1886, trata-se de um romance gótica, com elementos de ficção científica e terror, e narra a história do advogado Gabriel John Utterson. Ele investiga estranhas ocorrências que o leva até um velho amigo, o Doutor Henry Jekyll e a um misterioso homem, Edward Hyde.

Ambientada na Londres da época da publicação, o livro mostra Richard Enfield relatando ao advogado londrino seu estranho encontro com o misterioso Sr Hyde. O ocorrido faz o advogado se preocupar com um dos seus clientes, o Dr Henry Jekyll que havia festo um testamento no qual todos os bens iriam para esse mesmo Sr Hyde.

Assim como o personagem Hulk, inspirado no Sr. Hyde, o advogado Gabriel John Utterson não consegue reconhecer o Dr. Jekyll, dada a sua aparência física um tanto desfigurada. E como o Dr. Jekyll não lembra dos momentos em que é tomado por Sr. Hyde, a outra personalidade comete vários atos inconsequentes que inclui crimes, parecendo saber mais da situação em que se encontra que o próprio doutor.

Só quando o mordomo do Dr. Jekyll pede socorro para o advogado que a situação começa a se esclarecer.

'O Médico e o Monstro - O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde' foi sucesso de vendas na época de sua publicação e logo ganhou adaptações para o teatro e se tornou um dos primeiros livros adaptados para o cinema.

Outras dicas de livros, leia+: RESENHAS SOBRENATURAIS
Leia também: DICA DE LIVROS SOBRENATURAIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário