Literatura Fantástica nas ondas do rádio




domingo, 27 de agosto de 2017

#Vampiros


Imortalidade, um desejo humano que atravessa gerações e talvez isso explique o fascínio por vampiros até hoje. E quem é fã dessas criaturas da noite e curte contos, precisa ler a Coleção Sobrenatural da Avec Editora, pois é um exemplo literário desse fascínio.

Com prefácio de Lord A e organização de Duda Falcão, a coleção tem 9 autores (junto com quem o organizou) e reúne em uma única publicação, 10 histórias com vampiros. Contos que logo de início deixam claros ao leitor que é do tipo contos clássicos, mais sangrentos e puxados para o terror e suspense na maioria.

Em relação a cada conto individualmente falando há o da Giulia Moon, 'O Dia da Caça', que acaba com a romantismo atual e mostra humanos como gado, em uma sociedade de vampiros bem estruturada. Sendo uma história de suspense psicológico, repleta de personagens interessantes e bem construídos.

Já em 'Sangue e Poeira' do Fred Furtado temos um conto em um futuro apocalíptico, que se passa no Brasil com latifúndios e plantações em uma área desértica que lembra o velho oeste norte-americano. A narração desenvolve bem os personagens e cenários. Além de visar a cultura local, ao falar de ataque de onça, ou mesmo aliens, antes de pensar em vampiro. Há uma mistura de lendas, indo de nacionais indígenas até mundiais sobre vampiros.

A autora Simone Saueressig em seu conto de vampiro 'Orquidófilo' se inspira na obra do mestre Bram Stoker e narra a história como se escrevesse um diário, durante a busca por uma rara orquídea.
Enquanto isso, uma estranha febre da o toque final para o desenvolvimento da narrativa de suspense. Que é intensificado por ter um único ponto de vista. Levantando o leitor a questionar as suspeitas do narrador.

De autoria de Duda Falcão, 'O Vampiro Cristão' narra o conflito moral de um monge que foi transformado em um vampiro, o qual mesmo após séculos continua com os questionamentos. Vivendo em um universo fantástico rico, que vai além da presença dos vampiros. Um suspense promissor que tem potencial para uma história de vampiro com sequência.

O conto 'Olho por Olho' da autora Nazarethe Fonseca é um horror vampiresco clássico, com uma trama ambientada em um futuro próximo, onde a agência S1 trata de casos "estranhos". No melhor estilo 'X-Files' o conto narra a história de Cecily, a principal personagem, uma médica que precisa lidar com um estranho tipo de serial killer. Quem conhece a autora não vai se decepcionar, já que ela levou seu talento de romancista vampiresca, que sabe escrever ótimas cenas de ação intensa, para o conto. Outro conto da lista que pode facilmente ganhar sequência.

Alexandre Cabral em 'All In' ambienta seu universo vampiresco no mundo corporativo, em um intrigante terror psicológico. Nesse conto o personagem principal participa de uma partida de pôquer, onde o valor das fichas é de sangue, literalmente. Com personagens marcantes, infelizmente, apenas em relação ao time masculino, cai no clichê de ignorar as leitoras já que as personagens femininas de sua história são meras figurantes, facilmente inesquecíveis e mostradas em situações degradantes. No entanto, a narração ao melhor estilo Tarantino prende o leitor, colocando dentro da história, dada a ótima descrição do ambiente e da ação durante o jogo.

'Anunciação' da Ju Lund tem um ar mais leve em comparação as tramas dos outros autores da coletânea. Com uma narrativa rítmica e acelerada, que conta a história de uma jovem que se apaixona por um homem belo e misterioso, apresenta um conto sobrenatural romântico ao acompanhar a estudante de medicina durante a festa que mudaria a sua vida.

Do autor Carlos Patati, 'A Fonte da Donzela' narra a história de uma vampira que vive próxima a uma das locações de um filme. A história é bem interessante, pois revela a descoberta da vampira da tecnologia cinematográfica, a qual não conhecia por ficar afastada do mundo humano.

'Colonização' de Carlos Bacci, é o conto de vampiro escrito aos moldes de uma ficção científica que se passa em um futuro próximo, onde alienígenas vampirescos querem conquistar a Terra e transformar os humanos em gado. Com uma história envolvente, tem gosto de quero mais.

Marcelo Del Debbio é o autor de 'Parsifal', um conto de vampiro que mescla as histórias dos Cavaleiros Templários e a história da Europa, a parte relacionada a colonização do Brasil. Outra história que poderia ganhar uma sequência para maior desenvolvimento de seu universo, até porque o autor é conhecido pelo trabalho junto a publicações de RPG, com inúmeros títulos publicados. A trama é carregada com uma boa dose de mistério e é uma história envolvendo um sociedade secreta de vampiros bem construída, a qual é repleta de intriga.

A Coleção Sobrenatural no contexto geal revela ter tramas para todos os públicos e gostos, sendo é um bom exemplo de publicação nacional, por ter talentos nacionais e de potenciais literários futuros que escrevem estilos bem diferenciados, mesmo que a coletânea siga algumas diretrizes para criar um vínculo entre os contos.

Com 208 páginas, é uma publicação da AVEC Editora, e ótima pedida para quem precisa se deslocar a grandes distâncias diariamente, pois não é muito grande e dá para levar em pastas ou bolsas.

Leia+: RESENHA SOBRENATURAL
Leia também: #Vampiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário