Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 2 de maio de 2018

#VingadoresGuerraInfinita e os 10 anos de #Marvel Studios

Depois de ver 'Vingadores: Guerra Infinita' tive que rever a história para uma melhor análise. Porém conversando com uma amiga, que "confortava", pois ela estava com dificuldades de assimilar os acontecimentos do filme (não era a única, pois relatos dos mais variados chegavam as redes sociais e tinha de adulto passando mal até crianças inconsoláveis); resolvi fazer uma análise geral dos 10 anos do Universo Cinematográfico Marvel, ao invés de apenas uma análise crítica do filme. Expressando aqui minha opinião profissional e de fã.


Nos últimos anos uma enxurrada de filmes de super heróis e heroínas chegaram aos cinemas. Alguns mais aplaudidos que outros. Alguns mais bem adaptados e fiéis as tramas dos quadrinhos que outros.

No entanto, após conhecer Cort Lane, um dos responsáveis pelo Universo Estendido da Marvel na TV, que falava com tanta paixão e também preocupação com o resultado de cada trabalho apresentado, de forma que dava para sentir como é trabalhar com Stan Lee e o pessoal da Casa das Ideias, que cheguei a uma conclusão.

Desde 'Thor Ragnarok' que comecei a ver os roteiros dos filmes mais como um quadrinho que uma adaptação. O que pareceu ainda mais claro depois de 'Pantera Negra'. E com 'Vingadores Guerra Infinita' veio a constatação. Porque a minha conclusão é que, mesmo que alguns filmes tivessem mais ou menos cara de quadrinho, todos no fim das contas formavam uma verdadeira e nova saga Marvel.

Isso dado ao fato que, ao longo desses 10 anos, a Marvel não fez adaptações de seus quadrinhos, mas os reescreveu de forma excepcional. Se parar e pensar em cada filme, uns mais fiéis aos personagens e tramas que outros, é uma nova realidade construída nessas produção para o cinema.

Por isso falei a amiga nervosa e preocupada, que sendo uma leitora voraz de literatura em geral, pensou que devia ler os quadrinhos por imaginar que, como nos livros, deviam ser melhores que o filme: "Não no caso do Marvel Studios."

Porque, na minha opinião, a forma que foi mostrada cada um dos personagens e as situações já conhecidas é bem a cara de uma das maravilhosas saga existentes nos quadrinhos. Mostrando uma nova e distinta realidade daqueles personagens e não somente fazendo uma adaptação. Mesmo que, como no caso do filme do 'Pantera Negra', a trama no roteiro seja bem fiel a história do personagem. (Clicar AQUI para ler na coluna Cinelivros do portal Ju Lund, Pantera Negra do Cinema vs HQ)

A verdade é que mesmo que goste mais de um filme que outro, mesmo que um filme tenha ficado melhor que outro, ou mesmo que um tenha mais cara de quadrinho que outro; no fim são todos parte da mesma saga. E assim como a pilha de gibis na estante, estão os DVDs/Blu-Ray também, organizados de forma cronológica, onde há aqueles que você vai ver e rever sempre, ao lado dos que você, provavelmente, só comprou para manter a coleção completa.

Isso é escrever uma verdadeira saga de quadrinhos Marvel e, na minha opinião, é isso que o pessoal da Casa das Ideias começou a fazer a 10 anos, de forma bem tímida, pois ninguém tinha visto algo assim no cinema, até então, e eles precisavam do mínimo de aprovação para continuar.

E estamos aqui, 10 anos mais tarde, arrancando os cabelos e ainda felizes da vida, como fãs orgulhosos do maravilhoso trabalho.

Seja você aquele que amou tudo. Seja você aquele que conseguiu arrumar pelo menos um errinho, até no melhor dos filmes. Seja você um dos poucos que gostou de 'Vingadores: Era de Ultron', ou o único de sua turma de amigos que odiou 'Thor Ragnarok', ou mesmo aquele que nunca conseguiu terminar de ver 'Homem de Ferro 3', por achar o único erro da Marvel em relação ao Universo Cinematográfico. Se já leu os quadrinhos, releia e veja tudo de uma nova perspectiva. Porém se nunca leu, leia as as sagas sem fazer comparações. Apenas curta as viagens por esses fantásticos universos. Acredito que será uma ótima forma de não pensar que 'Vingadores 4' só ano que vem!!!!

Leia+: UNIVERSO FANTÁSTICO E SOBRENATURAL MARVEL
Leia Também: #CinemaSobrenatural

Minha matéria do portal Tabula Rasa sobre a visita de Cort Lane ao Rio:
Cort Lane da Marvel fala de ‘Rising – Scret Warriors’ durante o Rio2C
http://tabularasa.com.br/cort-lane-da-marvel-fala-de-rising-scret-warriors-durante-o-rio2c/


Nenhum comentário:

Postar um comentário